Polícia Civil desmantela esquema de falsificação de cervejas em Rio Preto
Operação apreende 500 caixas de bebidas adulteradas e prende quatro suspeitos em barracão no distrito de Talhado
A Polícia Civil desarticulou um esquema de falsificação de cervejas que operava em um barracão próximo ao distrito de Talhado, em Rio Preto. A ação, realizada, resultou na prisão de quatro homens, na apreensão de 500 caixas de cervejas – sendo mais de 200 já adulteradas – e em materiais utilizados na fraude.
As investigações começaram após a detecção de fraudes em documentos usados para alugar um apartamento e o barracão onde a operação criminosa era conduzida. No local, policiais encontraram uma linha de produção improvisada: os suspeitos compravam cervejas de marcas mais baratas, retiravam rótulos e tampas originais, lavavam as garrafas e as reconfiguravam com marcas premium comercializadas pela Ambev. Para a adulteração, eram utilizados um bocal de ferro e um martelo de borracha.
Durante a operação, dois caminhões foram localizados no barracão. Um deles, carregado com 252 caixas de cervejas baratas, havia acabado de chegar, enquanto o outro estava carregado com 250 caixas de bebidas já adulteradas, prontas para distribuição. Além disso, milhares de rótulos, tampas e outros materiais foram apreendidos.
Quatro homens, com idades entre 19 e 35 anos, foram presos em flagrante e indiciados por associação criminosa e falsificação de produtos. Um adolescente de 17 anos, que também participava das atividades, foi detido e posteriormente liberado. Dois motoristas que transportavam as mercadorias foram ouvidos e liberados, pois foi constatado que eles apenas realizavam o frete, sem envolvimento no esquema.
A Polícia Civil segue investigando o alcance do esquema e identificando possíveis outros envolvidos, bem como o destino das cervejas adulteradas. As operações foram conduzidas pelo Núcleo de Polícia Judiciária do 1º DP de Rio Preto.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 19° Máx. 32°