Mãe de piloto de Fernandópolis desaparecido após queda de avião no Amazonas faz apelo por ajuda
Rodrigo Boer, de 29 anos, desapareceu após queda de aeronave em região de difícil acesso; FAB segue em missão para localizar o piloto.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Nágila Boer, mãe do piloto Rodrigo Boer, fez um apelo emocionado pedindo ajuda das autoridades e das comunidades locais para localizar seu filho, desaparecido há três dias após a queda de uma aeronave no interior do Amazonas. Rodrigo, natural de Fernandópolis (SP), tinha 29 anos e sonhava em conhecer a Amazônia.
O piloto partiu de Ji-Paraná (RO) com destino a Manaus (AM) na última sexta-feira (20). Pouco antes da decolagem, enviou uma mensagem para a mãe informando que estava pronto para o voo e pedindo que ela acompanhasse sua localização via GPS. Ele ainda alertou: "Se em dois dias eu não entrar em contato, você se preocupa porque aconteceu algo."
A última localização da aeronave, segundo o GPS, foi na região sudeste de Manicoré, a cerca de 7 km da comunidade Boca do Rio. Moradores locais relataram ter ouvido um som estranho seguido de um forte estrondo, indicando uma possível queda.
“Esse avião vinha com uma zoada estranha. Quando levantei para olhar, escutei o estrondo. Parece que caiu perto daqui”, disse Raimunda, moradora da região.
A Força Aérea Brasileira (FAB) está mobilizada desde o sábado (21) com dois equipamentos de busca: um helicóptero H-60 Black Hawk e um avião SC-105 Amazonas. As condições meteorológicas adversas têm dificultado os trabalhos, mas cerca de 550 km² já foram sobrevoados na tentativa de localizar o piloto e a aeronave.
A aeronave de pequeno porte não apresentou plano de voo nem apareceu nos radares dos órgãos de controle de tráfego aéreo. De acordo com familiares, Rodrigo havia desviado sua rota para a região de Manicoré antes de perder contato.
Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que não foi notificado sobre a ocorrência, mas está apurando os fatos relacionados ao desaparecimento.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 19° Máx. 32°