Filtros do Instagram criados por usuários chegarão ao fim em 14 de janeiro
Efeitos desenvolvidos pela Meta continuarão disponíveis; empresa aposta em inteligência artificial para novas funcionalidades.
A partir de 14 de janeiro de 2025, os filtros do Instagram criados por usuários deixarão de existir. A decisão, anunciada pela Meta em agosto de 2024, faz parte de uma reestruturação financeira da empresa e impactará principalmente criadores de conteúdo que utilizavam a plataforma Spark Hub para desenvolver e comercializar efeitos personalizados.
Apesar do encerramento dos filtros gerados por usuários, os efeitos criados pela própria Meta continuarão disponíveis no Instagram, Facebook e Messenger. A empresa também está desenvolvendo o Move Gen, uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial (IA), que promete oferecer recursos mais avançados para substituir os tradicionais filtros e efeitos de realidade aumentada (RA).
O encerramento do Spark Hub marca o fim de uma era para muitos produtores de conteúdo. Sem acesso à ferramenta, será impossível criar novos filtros personalizados, limitando a monetização e a criatividade dos usuários que dependiam do recurso. A Meta recomenda que os criadores baixem e organizem seus trabalhos em portfólios para preservar suas criações como demonstração.
Para a maioria dos usuários, o impacto será pequeno, já que os efeitos padrão desenvolvidos pela Meta continuarão disponíveis. No entanto, a transição para o Move Gen pode abrir novas possibilidades com o uso de inteligência artificial, ainda que a empresa não tenha detalhado como a ferramenta funcionará na prática.
O fim dos filtros criados por usuários reflete as mudanças constantes nas redes sociais e as adaptações das empresas para atender às novas demandas do mercado digital. Resta saber se o Move Gen atenderá às expectativas e às necessidades dos usuários e criadores de conteúdo.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 19° Máx. 32°