BRASIL CONQUISTA SEU PRIMEIRO OSCAR COM "AINDA ESTOU AQUI"
Filme de Walter Salles vence como Melhor Filme Internacional e ainda concorre em outras duas categorias na premiação
O cinema brasileiro alcançou um marco histórico na noite deste domingo ao conquistar seu primeiro Oscar com o filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles. A produção nacional venceu na categoria de Melhor Filme Internacional, superando o favorito "Emilia Pérez", musical francês que lidera as indicações nesta edição da premiação.
Esta foi a quinta vez que um longa brasileiro concorreu nesta categoria, encerrando uma espera de 26 anos desde a última indicação. Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, o filme derrotou também "A Semente do Fruto Sagrado" (Alemanha), "Flow" (Letônia) e "A Garota da Agulha" (Dinamarca). Ao receber a estatueta, o diretor Walter Salles fez um discurso emocionado dedicando o prêmio a Fernanda Torres, que concorre ao Oscar de Melhor Atriz pela sua performance, e à veterana Fernanda Montenegro, que faz uma participação especial no longa e foi protagonista de "Central do Brasil", primeiro filme do diretor a disputar o Oscar em 1999. A vitória não surpreendeu completamente os especialistas, já que veículos internacionais como as revistas Variety e The Hollywood Reporter já apontavam "Ainda Estou Aqui" como possível vencedor, apesar da forte concorrência.
A noite ainda promete mais emoções para o cinema brasileiro, pois o filme segue na disputa por outras duas categorias de peso: Melhor Filme e Melhor Atriz, esta última com Fernanda Torres enfrentando atrizes consagradas de Hollywood. Independentemente dos resultados nas demais categorias, a conquista já representa um momento histórico para a cinematografia nacional.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 22° Máx. 31°