Leila Pereira cobra ação contra vice-prefeito de Rio Preto após xingamentos racistas a segurança do Palmeiras
Presidente do clube afirma que caso do vice-prefeito Fábio Marcondes será tratado nas esferas civil e criminal, e lamenta a inação das autoridades.
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, se manifestou sobre o caso de injúria racial cometido pelo vice-prefeito de São José do Rio Preto (SP), Fábio Marcondes (PL), contra um segurança do clube após o jogo contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista. Leila criticou a falta de ação das autoridades presentes no estádio Maião, em Mirassol (SP), e declarou que "enquanto medidas não forem tomadas, os crimes continuarão acontecendo". O episódio voltou a ser discutido no clube após ofensas racistas contra o atacante Luighi, em uma partida contra o Cerro Porteño pela Libertadores sub-20, no Paraguai.
"Há 15 dias, nosso colaborador de segurança foi vítima de racismo de forma criminosa pelo vice-prefeito de São José do Rio Preto, na frente de três policiais, que não fizeram absolutamente nada. Essa pessoa deveria ser presa em flagrante. Um vice-prefeito, e nada foi feito", declarou Leila Pereira. A presidente do Palmeiras também explicou que o clube está tomando providências jurídicas para processar Fábio Marcondes nas esferas civil e criminal, destacando que o caso poderia ter sido tratado de maneira mais rigorosa no momento do ocorrido.
De acordo com a presidente do Palmeiras, a falta de punição imediata reforça a sensação de impunidade, o que permite a continuidade de crimes como o racismo. "Enquanto houver essa certeza da impunidade, esse crime vai continuar prosperando", completou Leila.
Em resposta à situação, a Prefeitura de São José do Rio Preto informou que Fábio Marcondes segue afastado de suas funções e que ele solicitou a prorrogação de seu afastamento por mais 10 dias, devido a um atestado médico. A prefeitura também reiterou seu compromisso com os princípios de igualdade, respeito e justiça, e informou que Marcondes foi exonerado do cargo de Secretário Municipal de Obras e pediu licença do cargo de vice-prefeito.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 22° Máx. 31°