Obras para ampliação da rodovia Washington Luís começam em abril e vão durar dois anos
Projeto prevê terceira faixa entre Cedral e Mirassol, construção de marginais e viadutos para melhorar o fluxo de veículos na região.
A concessionária Ecovias Noroeste Paulista, antiga EcoNoroeste, anunciou o início das obras de ampliação da rodovia Washington Luís (SP-310) para o próximo mês. O projeto prevê a construção de uma terceira faixa entre Cedral e Mirassol, além de vias marginais no trecho urbano de São José do Rio Preto. A estimativa é que os trabalhos sejam concluídos em dois anos, até o primeiro trimestre de 2027.
O investimento será de R$ 450 milhões e inclui a construção de 13,35 km de terceira faixa na pista sentido Cedral-Mirassol e 12,94 km no sentido oposto. No perímetro urbano de Rio Preto, a alternativa adotada será a implantação de marginais, com 7,72 km no sentido Mirassol-Cedral e 8,06 km no sentido contrário. O projeto também prevê a construção de 11 viadutos, a ampliação de seis pontes e a realocação do trevo entre a Washington Luís e a BR-153.
O gerente de engenharia da concessionária, Tiago Xavier Carvalho, informou que o canteiro de obras está sendo instalado em Mirassol e que os trabalhos começarão pelo km 454, seguindo em direção a Cedral. O trecho foi dividido em três fases: de Mirassol a Rio Preto, a terceira faixa será construída no canteiro central; na área urbana de Rio Preto, a rodovia será rebaixada para evitar a reconstrução de viadutos; já no trecho entre Rio Preto e Cedral, a nova faixa será implantada nas laterais da via.
Durante o período de obras, interdições parciais podem ocorrer, mas os motoristas serão informados previamente. A única interrupção total do tráfego está prevista para o trecho rebaixado em Rio Preto, com cronograma de obras noturnas para reduzir os impactos no trânsito.
Para melhorar a segurança e a comunicação com os usuários, serão instalados 19 painéis eletrônicos ao longo do percurso, informando sobre acessos, interdições e condições do tráfego em tempo real. A concessionária descartou a criação de novas praças de pedágio.
Além das obras estruturais, a Ecovias Noroeste Paulista passou por uma reformulação de identidade visual e posicionamento de marca. A mudança visa reforçar a unidade da empresa, facilitar a captação de recursos e estreitar a relação com usuários e governos. A concessionária reafirmou seu compromisso com inovação, sustentabilidade e melhoria da infraestrutura viária.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
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