Com avião de Vadão Gomes, pulmão é transportado para transplante entre SP e Rio Preto
Aeronave de empresa de Estrela d’Oeste transporta médicos e órgão vital em missão gratuita entre São Paulo e São José do Rio Preto
Uma ação solidária realizada com o apoio da iniciativa privada possibilitou o transporte de um pulmão para transplante em São Paulo. Um avião particular do Grupo Estrela, sediado em Estrela d’Oeste (SP), foi cedido gratuitamente para levar uma equipe médica da capital paulista até São José do Rio Preto, onde foi feita a captação do órgão. O procedimento, que durou cerca de quatro horas, ocorreu em um hospital particular da cidade. Por volta das 18h, a aeronave retornou à capital transportando o pulmão, que tem uma janela de até seis horas para ser transplantado após a retirada.
A operação faz parte do programa estadual TransplanAR Aviação Solidária, criado em setembro de 2024, com o objetivo de agilizar e reduzir os custos no transporte de órgãos. A utilização de aviões particulares como apoio logístico tem se mostrado eficiente e crucial para aumentar a taxa de sucesso em cirurgias desse tipo. O pulmão, ao chegar em São Paulo, foi encaminhado ao Instituto do Coração (InCor), onde o receptor já estava preparado para iniciar o procedimento.
O proprietário do Grupo Estrela, Vadão Gomes, ex-deputado federal, destacou a importância do gesto. “Todos nós, de colaboradores à diretoria, entendemos que temos uma função social definida. O trabalho tem muito mais sentido quando podemos servir ao próximo. Fazer o bem é sempre uma missão que deve ser cumprida, um gesto de amor”, afirmou. Esta foi a quarta vez que uma aeronave do grupo é utilizada para auxiliar na logística de transplantes.
O TransplanAR Aviação Solidária tem sido um reforço estratégico para o sistema de saúde, otimizando o tempo necessário para o transporte de órgãos vitais e ampliando as chances de salvar vidas.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 20° Máx. 24°