Direção do hospital foi afastada por suspeitas de negligência médica e irregularidades administrativas; Prefeitura assumiu o controle.
A Justiça determinou a intervenção na Santa Casa de Buritama (SP), localizada a 100 km de Tanabi, ontem, quinta-feira (03/04), após uma série de denúncias relacionadas a irregularidades na administração do hospital, incluindo casos de negligência médica. A medida ocorre dias após a morte de Pietra dos Santos Lopes, de seis anos, que faleceu após procurar o pronto-socorro da instituição três vezes em busca de atendimento. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Após a publicação de decreto no Diário Oficial do Município, a Prefeitura assumiu o controle da unidade hospitalar, afastando todos os gestores da direção, incluindo o provedor, administrador e conselhos diretor, fiscal e consultivo. O advogado David de Brito Santos foi nomeado interventor, com o apoio de uma comissão formada por quatro pessoas. Segundo o decreto, o prazo inicial da intervenção é de 180 dias.
Mais de 20 irregularidades foram apontadas em um relatório elaborado pela prefeitura, como bloqueio de verbas, salários atrasados dos funcionários e suspeitas de falhas técnicas que teriam causado a morte de pacientes. Entre os casos mencionados está a morte de uma criança por dengue em 2023. A Santa Casa é o único hospital da cidade e atende também municípios vizinhos, como Zacarias, Turiúba, Lourdes e Brejo Alegre, beneficiando uma população total de mais de 25 mil pessoas.
Pietra, que residia em Lourdes, começou a apresentar sintomas na sexta-feira (28/03), reclamando de fortes dores abdominais. Nos dias seguintes, ela foi levada ao pronto-socorro por três vezes, sendo liberada nas duas primeiras. Na terceira visita, a criança já estava sem vida, com sinais de agravamento como inchaço abdominal, extremidades frias e boca arroxeada. O diagnóstico inicial era de "possível virose", mas exames conclusivos não foram realizados.
Segundo boletim de ocorrência, a criança recebeu medicação e soro nas duas primeiras visitas antes de ser liberada, com um exame de raio-x solicitado para o dia seguinte. Na terceira tentativa de atendimento, Pietra morreu na manhã de domingo (30/03), pouco após dar entrada no hospital. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para determinar a causa da morte.
Em nota, a Santa Casa lamentou o ocorrido e garantiu que todos os envolvidos serão ouvidos durante as investigações. O hospital reafirmou seu compromisso com a transparência para esclarecer as circunstâncias da morte e aguarda a conclusão do laudo do IML. Enquanto isso, os serviços da unidade continuam funcionando normalmente, sem alterações no quadro de profissionais.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 20° Máx. 24°