Eleitores de Neves Paulista (SP), localizada a 30 km de Tanabi, vão às urnas neste domingo (6) para escolher o novo prefeito e vice-prefeito que assumirão a chefia do Executivo municipal até o final de 2028. A votação acontece das 8h às 17h, em 22 seções eleitorais distribuídas por quatro locais no município.
As eleições suplementares foram autorizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) em fevereiro de 2025, após o indeferimento do registro de candidatura de Reginaldo Paulino da Silva, da coligação Renova Neves (Podemos, PL e União Brasil), por inelegibilidade. Condenado pelo crime de furto qualificado privilegiado, Reginaldo perdeu os direitos políticos, mesmo tendo recebido 38,55% dos votos válidos e ficado em primeiro lugar na eleição realizada em 2024.
Duas chapas estão na disputa pela prefeitura de Neves Paulista. Os candidatos são Kiko Rossali (PL), com Hélio Carvalho (Podemos) como vice, e Betinho Milani (PSD), com Sirlei Maria da Costa (PSD) como vice.
O Código Eleitoral determina a realização de novas eleições quando o candidato eleito perde o mandato por decisão judicial e ainda restam mais de seis meses de mandato. O processo de votação neste domingo seguirá os mesmos procedimentos de um pleito ordinário.
O voto é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos. Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto ou o aplicativo e-Título. Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral pode justificar a ausência pelo e-Título no dia da eleição ou presencialmente nos locais de votação. Após o pleito, a justificativa pode ser feita em até 60 dias.
A Justiça Eleitoral destaca que o uso de celulares, máquinas fotográficas ou filmadoras na cabina de votação é proibido para garantir o sigilo do voto. Os eleitores podem manifestar suas preferências de forma individual e silenciosa, com camisetas, adesivos, bonés ou broches, mas é proibida a prática de boca de urna ou ações que caracterizem propaganda coletiva ou perturbação da ordem pública.
Pessoas com 80 anos ou mais têm prioridade absoluta na fila de votação, assim como idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes e pessoas com deficiência. A eleição será acompanhada pela 72ª Zona Eleitoral de Mirassol, que já coordena as medidas necessárias para garantir a segurança e a lisura do pleito.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 20° Máx. 24°