O vereador de Tanabi, Dionísio Guariero (PP), e a protetora de animais Denicia Lemes estiveram presentes no ato realizado no último domingo (06/04), na Avenida Paulista, em São Paulo. A manifestação pediu anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, data marcada como um dos maiores atentados contra as instituições democráticas desde a redemocratização.
Denicia, moradora de Tanabi, compartilhou em suas redes sociais imagens do evento e declarou: "Avenida Paulista lotada e não precisou oferecer pão com mortadela, o povão foi pra lutar por um país melhor." O vereador Dionísio, que esteve em São Paulo ao longo da semana participando de reuniões na Assembleia Legislativa e encontros com deputados, aproveitou para também comparecer ao ato no domingo. Ele não fez publicações em suas redes sociais, mas foi registrado no evento por Denicia.
A manifestação, que teve início às 14h, contou com discursos em defesa de um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados propondo anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos. A metodologia de contagem feita pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Cebrap e a ONG More in Common apontou que o evento reuniu cerca de 44,9 mil pessoas em seu pico, registrado às 15h44.
Do alto de um trio elétrico, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro discursou em defesa de uma “anistia humanitária” e fez referência ao caso de Débora Rodrigues Santos, presa por pichar a estátua "A Justiça" no STF. Débora, que se tornou um símbolo para grupos de direita, foi lembrada pelos manifestantes que portavam batons e adereços infláveis em alusão ao caso.
O número de participantes na Avenida Paulista superou o de um protesto similar realizado no Rio de Janeiro há três semanas, que contou com cerca de 18,3 mil pessoas, segundo a mesma metodologia. Delegações de diversas cidades da região de Tanabi também marcaram presença no ato.
A manifestação foi marcada por críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e mobilizou grupos alinhados à direita política, muitos dos quais trajavam as cores verde e amarelo.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 20° Máx. 24°