Polícia Ambiental desarticula quadrilha que vendia animais exóticos e silvestres na região de Tanabi
Ação apreendeu 42 animais e expôs esquema criminoso envolvendo moradores de São José do Rio Preto, Mirassol e Cedral.
A Polícia Ambiental desmantelou uma quadrilha com integrantes de São José do Rio Preto, Mirassol e Cedral (SP), na região de Tanabi, acusada de comércio ilegal de animais silvestres da fauna nativa e exótica. Quatro suspeitos foram identificados e investigados por crimes ambientais e formação de quadrilha.
Durante a operação, que aconteceu nesta semana, as autoridades apreenderam 38 animais da fauna exótica e 4 da fauna nativa, além de quatro celulares que armazenavam conversas, fotos e vídeos detalhando as atividades da associação criminosa. Segundo a polícia, foram encontradas evidências de que os suspeitos estavam atualmente negociando um dos animais apreendidos.
Mesmo após ações anteriores realizadas pela Polícia Ambiental, os envolvidos continuaram operando o comércio ilegal, segundo a investigação. Entre os animais já apreendidos desde dezembro de 2023 estão saguis, teiús, papagaios, jabutis, jiboias, araras canindés, serpentes tipo python, tartarugas tigre d’água, aranhas tarântulas exóticas, entre outros. Também foram encontrados 500 peixes ornamentais sem autorização ambiental.
No total, as práticas criminosas resultaram em multas que somam R$ 121 mil. Os animais apreendidos foram encaminhados para centros autorizados e os suspeitos responderão por crimes ambientais e formação de quadrilha. A polícia segue investigando o caso, já que há indícios de mais envolvidos nesse esquema criminoso.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 20° Máx. 24°