Peão de 21 anos morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em Guapiaçu
Na noite de ontem, sexta-feira (30/08/2024), um peão de 21 anos, Ítalo Silva Rodrigues, morreu após ser pisoteado por um touro durante a 55ª Festa do Peão de Guapiaçu (SP). O jovem, natural de Unaí, Minas Gerais, havia realizado sua primeira montaria, mas o touro não teve um bom desempenho. De acordo com as regras, quando isso ocorre, o competidor pode realizar uma segunda tentativa, onde escolheu outro animal.
Na segunda montaria, Ítalo caiu e foi pisoteado no tórax pelo touro Tradição, que pesa cerca de uma tonelada. Apesar de ter saído da arena andando e sido prontamente socorrido pelas equipes de resgate, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no Recinto de Exposições.
O corpo foi levado ao Pronto Socorro de Guapiaçu, onde o óbito foi constatado, e posteriormente encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de São José do Rio Preto (SP). A delegacia de Guapiaçu conduzirá as investigações.
Ítalo havia sido campeão em um rodeio em sua cidade natal, Unaí, na semana anterior ao acidente. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele foi atingido no tórax pelo animal e, mesmo tendo sido socorrido e levado à Unidade de Emergência Municipal, já estava inconsciente. Ítalo chegou a ser incluído na fila de transferência para um hospital em São José do Rio Preto, via sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), mas não resistiu.
A organização do evento, que contratou a Associação de Campeões de Rodeios (ACR) para administrar a competição, informou que todos os procedimentos de segurança foram seguidos e que a família do peão está recebendo apoio. A ACR lamentou o ocorrido em nota oficial e garantiu que todas as medidas de atendimento foram tomadas.
O momento foi captado pela transmissão ao vivo do evento nas redes sociais.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 33°