Anta fica gravemente ferida em incêndio no interior de SP; região registra diversos focos de queimadas
Animal foi resgatado em Andradina e será transferido para tratamento especializado.
Uma anta ficou gravemente ferida durante um incêndio em um canavial nas proximidades de uma usina sucroalcooleira em Andradina, no interior de São Paulo. O animal, desorientado e debilitado, não conseguiu escapar das chamas. Uma funcionária da usina avistou a anta e acionou a Polícia Ambiental, que, devido ao porte do animal, precisou de uma pá carregadeira para colocá-lo na viatura.
A anta foi levada ao Hospital Veterinário de Andradina e, nas próximas horas, será transferida para uma unidade da ONG Mata Ciliar, em Jundiaí, especializada no tratamento de grandes animais vítimas de queimaduras. Segundo a Polícia Ambiental, a anta pertence a uma espécie que está em risco de extinção.
O incêndio no canavial faz parte de uma série de queimadas que vêm atingindo a região noroeste de São Paulo. Brigadistas de uma usina tiveram trabalho para controlar as chamas em uma área de cana-de-açúcar, mata e pastagem no Distrito Industrial Carlos Arnaldo, em São José do Rio Preto, nesta quinta-feira (12).
Em um dos focos, um redemoinho de fogo chamou a atenção pela altura das chamas, destruindo parte da pastagem de um sítio. Moradores usaram mangueiras para ajudar no rescaldo. Não há registros de pessoas feridas.
O incêndio ocorreu próximo à Rodovia Transbrasiliana (BR-153), e a fumaça densa assustou motoristas que passavam pelo local. No combate ao fogo, foram utilizados três caminhões-pipa de uma usina, além de um caminhão do Corpo de Bombeiros.
Samir Cesar / Tanabi Noticiasga
Mín. 21° Máx. 33°