Polícia Ambiental flagra rinha de galos em José Bonifácio
Grupo de 18 pessoas é autuado em R$ 174 mil; armamento e animais são apreendidos
Equipes do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental desmantelaram uma rinha de galos no município de José Bonifácio, interior de São Paulo. No local, 18 pessoas foram flagradas participando da atividade ilegal. As autuações ambientais totalizaram R$ 174 mil, com cada um dos envolvidos sendo responsabilizado conforme seu papel, seja como espectador ou proprietário dos animais.
Durante a operação, foram apreendidos 18 galos, além de diversos itens utilizados na prática, como um rebolo, medicamentos, biqueiras de aço, esporas de nylon, pinças cirúrgicas e uma balança digital. O material evidencia o uso de equipamentos específicos para o condicionamento e preparação dos animais para as lutas, prática que é considerada crime de maus-tratos.
Além dos itens relacionados à rinha, os policiais encontraram no local uma espingarda calibre 24 com cartuchos recarregados. O proprietário da arma foi levado à delegacia, onde o armamento foi apreendido. O homem foi liberado e responderá ao processo em liberdade.
A ação reafirma a importância do combate a crimes ambientais, como as rinhas de galo, que são consideradas atos de crueldade contra os animais. Denúncias sobre atividades semelhantes podem ser feitas diretamente às unidades da Polícia Militar Ambiental na região:
- 1ª Cia – São José do Rio Preto: (17) 3201-3670
- 2ª Cia – Fernandópolis: (17) 3348-1020
- 3ª Cia – Franca: (16) 2103-6350
- 4ª Cia – Ribeirão Preto: (16) 3996-0450
A Polícia Militar Ambiental segue em alerta para coibir práticas que envolvem a exploração e o sofrimento de animais em todo o estado.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 33°