Marçal cai em pesquisa após ser atingido por cadeira lançada por Datena durante debate
Boulos lidera a pesquisa espontânea enquanto Marçal apresenta queda após incidente ocorrido em debate na TV Cultura.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), lidera a corrida eleitoral na pesquisa estimulada para a Prefeitura, com 24% das intenções de voto, de acordo com a mais recente pesquisa do instituto Quaest, divulgada na quarta-feira (18). Guilherme Boulos (PSOL) segue com 23%, enquanto Pablo Marçal (PRTB) ocupa a terceira posição, com 20%.
Este levantamento é o primeiro após o incidente no debate da TV Cultura, no último domingo (15), quando Marçal foi atingido por uma cadeira lançada por José Luiz Datena (PSDB). A confusão começou após Marçal questionar quando Datena abandonaria a vida política, levando o apresentador a reagir de forma agressiva.
Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 11 de setembro, Nunes manteve seus 24% das intenções de voto, enquanto Boulos subiu de 21% para 23%. Marçal, por outro lado, caiu de 23% para 20%, registrando sua primeira oscilação negativa. A queda ainda está dentro da margem de erro de três pontos percentuais.
Datena, por sua vez, subiu de 8% para 10%, assumindo o quarto lugar na disputa. A deputada Tabata Amaral (PSB) tem 7%, e Marina Helena (Novo) aparece com 2%.
De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest, o incidente com Datena interrompeu uma sequência de crescimento nas intenções de voto de Marçal e pode ter evitado maiores quedas para Datena. Segundo ele, os movimentos indicam uma possível mudança nas próximas pesquisas.
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados mencionam seus candidatos sem ver uma lista, Boulos lidera com 15%, seguido por Marçal com 14% e Nunes com 12%. Há ainda 49% de indecisos.
O levantamento Quaest ouviu 1.200 eleitores entre os dias 15 e 17 de setembro e foi registrado no TSE sob o código SP-00281/2024.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 33°