Gestante em tratamento contra o câncer dá à luz a bebê saudável em Recife
Paciente grávida supera desafios e recebe acompanhamento especializado no Hospital Universitário Federal.
Em um caso raro de tratamento de câncer, a comerciante Fernanda Almeida, 33, deu à luz a sua filha Rhadassa enquanto enfrentava um linfoma de Hodgkin e realizava sessões de hemodiálise. "Estou sendo muito bem tratada no Hospital das Clínicas da UFPE. Só tenho a agradecer pela minha saúde, pela gravidez e pelo parto tranquilos, mesmo sendo de alto risco", relata Fernanda.
Diagnosticada com linfoma há cinco anos, Fernanda começou a fazer hemodiálise em 2021 devido aos efeitos da quimioterapia, o que praticamente eliminava as chances de engravidar. "Só descobri que estava grávida com 24 semanas. Foi um choque, mas com o acompanhamento das equipes de Nefrologia, Pré-Natal de Alto Risco e Oncologia, tudo deu certo", disse ela.
Segundo a nefrologista Rafaella Barros, o caso exigia cuidados especiais devido à combinação de doenças e à descoberta tardia da gestação. "Com 24 semanas, ajustamos medicamentos e sessões de diálise para garantir o bem-estar de mãe e filha", explica a médica.
Durante o pré-natal, Fernanda também precisou de uma sessão de quimioterapia, realizada com sucesso. "Os profissionais estudaram todos os riscos e, graças a Deus, não tive nenhum efeito colateral", revela a paciente.
O parto de Rhadassa ocorreu de forma tranquila e normal. Após o nascimento, Fernanda continua o tratamento com hemodiálise reduzida, enquanto monitora o linfoma. "Me sinto feliz e realizada com a chegada da minha filha", celebra.
O HC-UFPE, parte da Rede Ebserh, apoia o Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação de profissionais, além de fomentar pesquisa e inovação na área médica.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 33°