Oitava onda de calor pode elevar temperaturas acima de 40ºC em Tanabi e região
Defesa Civil orienta população sobre cuidados durante o período de calor extremo na região.
Tanabi deve enfrentar um novo recorde de temperatura nesta semana, com a chegada da oitava onda de calor à região sudeste do Brasil. De acordo com Rita Cerqueira, meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet) da Unesp de Bauru, as temperaturas podem alcançar a marca de 41°C até quarta-feira, 2, superando o recorde do dia 26 de setembro, quando Tanabi registrou 39,9ºC.
A previsão indica que o forte calor deve persistir até o dia 8 de outubro. Durante esse período, o ar quente e seco intensifica-se, afetando a qualidade do ar e elevando o risco de incêndios em áreas mais vulneráveis. "As temperaturas vão ficar entre 3 a 5°C acima da média, especialmente no interior de São Paulo", explicou Cerqueira.
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar deve cair para níveis críticos em várias regiões, o que pode prejudicar a visibilidade e aumentar o desconforto respiratório. As capitais também devem enfrentar condições abaixo do recomendado, ampliando o alerta da Defesa Civil para o uso de umidificadores, hidratação constante e aplicação de protetor solar.
A onda de calor já provoca impactos em diversas áreas do país, com registros de focos de queimadas e baixa qualidade do ar. As autoridades seguem monitorando a situação, alertando para a necessidade de cuidados extras durante esse período, que se estenderá até a segunda semana de outubro.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 33°