Mensagem sobre radares de velocidade média na Washington Luís é fake news
Concessionária informa que não há cálculo de velocidade média entre radares e multas ainda não são emitidas
Uma mensagem compartilhada em grupos de WhatsApp afirma que os radares de velocidade instalados na Rodovia Washington Luís passariam a aplicar multas a partir de amanhã, sem especificar uma data exata. O Tanabi Notícias verificou a informação com a concessionária EcoNoroeste, que confirmou ser falsa. A mensagem também afirma que os radares calculam a velocidade média entre dois pontos e multam condutores que cheguem ao segundo radar antes do tempo esperado, o que, segundo a EcoNoroeste, não procede.
“Nenhum desses equipamentos calcula a velocidade média ou realiza aferições antecipadas. Atualmente, os radares estão em processo de homologação com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e ainda não geram multas aos usuários”, afirmou a concessionária. A EcoNoroeste reforçou ainda que os motoristas serão informados com sete dias de antecedência sobre o início das operações de fiscalização, o que ainda não ocorreu.
Radares de velocidade: Estão previstos 45 pontos de fiscalização no contrato de concessão da EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). Todos os radares possuem sinalização de velocidade visível e estrategicamente posicionada para alertar os condutores e incentivar a redução de velocidade em áreas críticas.
Câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres): Esse sistema avançado, que permite a leitura de placas, identifica veículos em tempo real. As câmeras OCR foram entregues à Polícia Militar Rodoviária (PMRv) para reforçar a segurança e auxiliar no controle de veículos em situação irregular, colaborando nas operações de fiscalização e prevenção de acidentes.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 34°