Jovem médica comemora formatura ao lado do médico que a salvou na infância há 20 anos
A formatura de Giovana Dottore Chaves, de 24 anos, no curso de medicina em São José do Rio Preto (SP), contou com uma presença especial: o cardiologista Ulisses Alexandre Croti, que a operou quando tinha apenas três anos. O médico, responsável por uma cirurgia crucial em Giovana na infância, se tornou uma fonte de inspiração para a jovem, que decidiu seguir a mesma profissão.
Giovana tinha três anos quando começou a sentir o coração bater acelerado enquanto brincava. Após contar para a mãe, exames revelaram uma cardiopatia rara que comprometia a circulação sanguínea, exigindo uma cirurgia. A família conheceu o cirurgião Ulisses Croti, conhecido por sua dedicação, que não só operou Giovana, mas se tornou amigo da família. Além disso, a esposa de Croti, que é pediatra, acompanhou a saúde de Giovana e de seu irmão na adolescência.
Ao longo dos anos, o contato próximo com Ulisses e outros médicos influenciou Giovana, que no ensino médio decidiu estudar medicina. "Acompanhei o Dr. Ulisses e uma tia em algumas cirurgias, foi aí que tive certeza de que queria seguir essa profissão", relata.
No início da faculdade, o cardiologista a presenteou com um estetoscópio, gesto simbólico que marcou a jornada de Giovana. "Todo médico quer um estetoscópio Littman; dei meu primeiro estetoscópio para ela, torcendo para que se tornasse médica", explica Ulisses.
Agora, já formada, Giovana celebrou esse momento especial ao lado de sua família e do casal de médicos que tanto a apoiou. "Foi indescritível ter minha família, ele e a esposa, que participaram de toda minha trajetória, comigo na formatura", compartilha Giovana.
Para o cardiologista, a cerimônia representou a importância de se dedicar ao bem-estar dos pacientes. "Estar na formatura foi muito especial, por saber que fiz parte desse pedaço da vida dela", conclui Ulisses.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 32°