Menino de 3 anos morre após picada de escorpião em Jaguariúna, e mãe questiona atendimento
Criança foi atendida no hospital municipal e transferida para o HC da Unicamp para tomar soro antiescorpiônico.
Um menino de três anos morreu após ser picado por um escorpião em Jaguariúna (SP). A criança foi levada ao Hospital Municipal Walter Ferrari e, em seguida, transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, onde não resistiu. A mãe questiona a demora no atendimento.
Arthur Morais Carvalho Nascimento estava em casa quando foi picado e foi imediatamente levado ao hospital pela mãe, que relata o momento de desespero ao descobrir o escorpião dentro da bota do menino. No Hospital Municipal, a mãe foi informada de que seria necessário transferi-lo para a Unicamp para aplicação do soro antiescorpiônico, mas afirma que a transferência demorou cerca de 40 minutos e que a aplicação do soro ocorreu apenas uma hora depois da entrada no hospital.
Após a administração do soro, Arthur apresentou uma leve melhora e foi encaminhado para a UTI, mas o quadro se agravou, levando-o a óbito na manhã seguinte. Em resposta, a Prefeitura de Jaguariúna confirmou, em nota, o "acidente com escorpião" e a transferência do paciente.
No estado de São Paulo, foram registrados 49.381 casos de acidentes com escorpiões em 2023, com sete óbitos. Segundo o HC da Unicamp, o atendimento ao menino começou às 14h30, quando ele recebeu o soro "minutos após" a entrada no hospital, seguido de transferência para a UTI, onde faleceu no domingo.
A Secretaria de Estado da Saúde orienta que, em casos de acidentes com animais peçonhentos, a população busque o atendimento de saúde mais próximo para tratamento imediato.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 32°