Pescador captura pirarucu de 133 quilos no Rio Grande
Espécie exótica da Amazônia impressiona pescadores da região; captura foi possível durante a piracema
O pescador profissional Odair Aparecido Camargo, de 53 anos, morador de Mira Estrela, fez história ao fisgar um pirarucu de 133 quilos nas águas do Rio Grande, na última semana. Conhecido pela sua grande força e porte imponente, o pirarucu é considerado o gigante das águas e, com o tamanho impressionante da captura, Odair reforçou sua experiência de mais de 30 anos de pescaria.
“Foi uma luta de duas horas para retirar o peixe da água. Estava com o motor do barco ligado, mas a força do pirarucu não facilitou nada. Quando consegui puxá-lo para o barco, foi só comemoração”, contou Odair, que já havia pescado pirarucus com até 80 quilos, mas nunca um tão grande.
O pirarucu, que pode atingir até 220 quilos e 4 metros de comprimento, é uma espécie amazônica que, apesar de não ser nativa da região, tem se adaptado bem ao Rio Grande. O biólogo Clayton Rangel explicou que, embora o pirarucu seja um predador de espécies nativas, a pesca da espécie é permitida na região, especialmente durante a piracema, período de reprodução das espécies locais.
“A pesca do pirarucu é autorizada durante a piracema, de 1º de novembro a 28 de fevereiro, porque ele não é uma espécie nativa da bacia hidrográfica do Rio Grande”, disse o advogado especialista em direito ambiental, Alessandro Daleck Moreira.
Essa captura é considerada uma das maiores dos últimos 25 anos, de acordo com a Polícia Ambiental, e atraiu a atenção dos pescadores locais pela grandiosidade do peixe. Além disso, reforça a importância da preservação dos habitats naturais para garantir que novas gerações possam vivenciar esse tipo de experiência.
Odair, que também preside a Colônia de Pescadores de Mira Estrela, destacou o potencial da região, conhecida pela variedade de espécies de grande porte, como exemplo da riqueza e biodiversidade do Rio Grande.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 32°