Piloto de avião agrícola que morreu em acidente aéreo é enterrado em Nhandeara, SP
João Adolpho Pontes Santana Branco, de 28 anos, perdeu a vida após colidir com cabo para-raios em Quirinópolis (GO). Polícia e Cenipa investigam as causas do acidente.
O piloto João Adolpho Pontes Santana Branco, de 28 anos, foi sepultado na tarde de ontem, quinta-feira (21), em Nhandeara, sua cidade natal, no interior de São Paulo. Ele morreu na última quarta-feira (20), após o avião agrícola que pilotava colidir com um cabo de para-raios e cair em uma lavoura de cana-de-açúcar em Quirinópolis, Goiás.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave pegou fogo após o impacto, mas não chegou a explodir. O avião caiu cerca de um quilômetro da cabeceira da pista de pouso. Imagens feitas no local mostram a aeronave completamente destruída.
João trabalhava há cerca de seis meses para a Aerotek Aviação Agrícola, empresa com atuação na região sudeste de Goiás. Segundo os familiares, ele era um profissional experiente, mas o acidente interrompeu tragicamente sua trajetória.
O velório aconteceu em Nhandeara, das 5h às 13h30 de ontem, sendo seguido pelo enterro, realizado às 14h no cemitério municipal.
As investigações sobre o acidente foram iniciadas pela Polícia Civil de Goiás, enquanto o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também foi acionado. Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI) estiveram no local para coletar dados e iniciar os trabalhos que devem esclarecer as causas da tragédia.
Em nota, a Aerotek lamentou profundamente a morte do piloto e informou que está prestando assistência à família, além de colaborar com as investigações. Já a fornecedora de energia elétrica, responsável pela manutenção da rede atingida, expressou solidariedade e ressaltou que não houve interrupção no fornecimento de energia na região após o acidente.
O caso comoveu a comunidade de Nhandeara, onde João Adolpho nasceu e cresceu. Amigos e familiares prestaram suas últimas homenagens, lembrando o jovem como alguém dedicado à profissão e à família.
As investigações seguem em curso para apurar todos os detalhes do ocorrido e trazer respostas sobre as circunstâncias que levaram ao acidente.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 32°