Polícia Civil e CPFL realizam operação contra receptação de fios e cabos furtados
Quatro estabelecimentos de São José do Rio Preto são flagrados com materiais de uso exclusivo da CPFL; aproximadamente 500 quilos foram apreendidos.
Uma operação da Polícia Civil, realizada na última sexta-feira (22), em São José do Rio Preto (SP), resultou na fiscalização de seis estabelecimentos suspeitos de receptação de fios e cabos furtados de subestações de energia elétrica. A ação foi conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG/DEIC) e contou com o apoio da CPFL Energia.
O delegado Wander Solgan, responsável pela operação, informou que a ação foi motivada por uma série de ocorrências de furtos em subestações da cidade. “Os furtos geram risco de desabastecimento, afetando não apenas residências, mas também serviços essenciais como hospitais”, destacou.
Durante a operação, as equipes da Polícia Civil, acompanhadas por representantes da CPFL, cumpriram mandados de busca e apreensão em seis locais previamente identificados. Em quatro deles, foram encontrados materiais exclusivos da companhia de energia, totalizando aproximadamente meia tonelada de fios e cabos.
“Os materiais são de fácil identificação, pois são exclusivos da CPFL e não têm circulação no mercado comum. Isso facilitou as apreensões”, explicou o delegado. Os itens recolhidos foram encaminhados à CPFL, que ficará responsável por sua destinação.
Os proprietários dos quatro estabelecimentos flagrados com os materiais foram conduzidos à delegacia e autuados por receptação dolosa qualificada, crime cuja pena varia de 3 a 8 anos de reclusão, caso sejam condenados.
A operação reflete os esforços conjuntos da Polícia Civil e da CPFL para combater o mercado ilegal de fios e cabos furtados, um crime que não apenas causa prejuízos financeiros, mas também coloca em risco a segurança e o funcionamento de serviços essenciais.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 32°