Padre Jamil é afastado pela Diocese de Votuporanga, e Padre Bruno assume em Tanabi
Com a saída de Padre Jamil, Padre Bruno Luiz, natural de Nhandeara, é nomeado Administrador Paroquial de Tanabi por tempo indeterminado.
A Diocese de Votuporanga, por meio de comunicado oficial, informou que o Padre Jamil Serafim de Paula está se afastando por tempo indeterminado das suas funções na Paróquia São João Batista e São Cristóvão, em Tanabi, por motivos pessoais. Como resultado, o Padre Bruno Luiz Santos Silva, natural da Paróquia São João Batista, de Nhandeara, assumiu o cargo de Administrador Paroquial da localidade também por tempo indeterminado. A nova função de Padre Bruno já foi iniciada no dia 28 de novembro, e sua apresentação litúrgica será realizada no dia 8 de dezembro, às 7 horas, durante uma missa especial em honra a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Tanabi, coincidindo com o feriado municipal.
O comunicado oficial foi assinado por Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo de Votuporanga, e por Padre Roberto da Silva Bocalete, Chanceler do Bispado. Embora o motivo do afastamento de Padre Jamil tenha sido informado como "particular", fontes apuradas pela equipe do Tanabi Notícias indicam que o padre estava envolvido em processos internos na Diocese relacionados a eventos ocorridos na cidade. Além disso, muitos fiéis da Igreja do bairro Nova Tanabi teriam se distanciado das celebrações conduzidas por Padre Jamil.
Padre Bruno Luiz tem uma trajetória sólida na Igreja e na Diocese de Votuporanga. Nascido em 20 de fevereiro de 1998, foi batizado na Paróquia São João Batista de Nhandeara e desde a infância demonstrou zelo pela liturgia e pelos trabalhos pastorais. Como criança, integrou a pastoral de Coroinhas e Acólitos, sendo voluntário em missas e outros eventos religiosos.
Aos 17 anos, iniciou seu processo de discernimento vocacional e ingressou no seminário em 2016, onde cursou Filosofia e Teologia. Durante sua formação, atuou em diversas paróquias e comunidades, como as de Américo de Campos, Votuporanga, Pontes Gestal e Parisi. Em 2024, será ordenado Diácono e, atualmente, exerce também o papel de Mestre das Celebrações Litúrgicas e Cerimoniário Episcopal na Diocese.
Com um amor visível pela Igreja e pela liturgia, Padre Bruno escolheu como lema de ordenação o versículo de João 17:21: “Para que todos sejam um”. Em suas palavras, ele destaca a importância de sua vocação e a alegria de poder servir a Igreja, convidando a todos a participarem deste novo momento de sua vida e missão.
Agora, com sua nomeação como Administrador Paroquial de Tanabi, Padre Bruno se prepara para continuar essa missão de servir e unir a comunidade local, levando a palavra de Cristo e promovendo a conciliação entre os fiéis.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 21° Máx. 32°