A associação Equipe Paixão de Cristo - Caminhada com Jesus aguarda um público de aproximadamente 7 mil pessoas para a tradicional encenação da Paixão de Cristo, que acontecerá na madrugada desta Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, a partir das 3 horas.
O teatro começará no palco da Praça da Matriz, onde serão montados quatro cenários: o Templo dos Sacerdotes, o Palácio de Herodes, o Orto das Oliveiras e o Palácio de Pilatos. Após as primeiras cenas no local, atores e público seguirão em procissão para o cruzeiro do município, em um percurso de quatro quilômetros, que representa a Via Crucis.
Ao todo, cerca de 100 voluntários irão trabalhar na encenação. São aproximadamente 80 atores e 20 pessoas envolvidas nos bastidores.
Pelo quarto ano, Jesus Cristo será interpretado pelo gerente de logística Ronaldo Parra, de 30 anos. “É uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande. O que fazemos no palco emociona e faz as milhares de pessoas que vem nos assistir refletirem sobre os ensinamentos de Jesus”, diz Ronaldo, que desde a adolescência participa do teatro.
Como já é tradição, haverá uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis no início do evento. As doações serão repassadas ao grupo Vicentinos, que atende famílias carentes de Bálsamo.
O evento conta com apoio da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz e da Prefeitura de Bálsamo. "A encenação é uma forma de vivenciarmos mais profundamente a espiritualidade da paixão e morte do nosso senhor Jesus Cristo, que é a razão e centro da nossa fé", explica o padre Geraldo Fernandes Neto.
História
Essa será a 36ª Caminhada com Cristo de Bálsamo. A primeira delas ocorreu em 1986 e contou com a participação de apenas 27 pessoas. Na ocasião não havia o teatro, nem qualquer tipo de som, a não ser o das orações dos cristãos.
Com o passar dos anos, a caminhada foi reunindo um público cada vez maior. Em 1997, um grupo de atores amadores decidiu realizar a primeira encenação da Paixão de Cristo. Desde então, o evento se tornou uma tradição em Bálsamo, atraindo milhares de fiéis da região todos os anos.
Samir Cesar / Tanabi Noticias
Mín. 20° Máx. 24°